top of page

AS 7 ATITUDES DO PROFESSOR DE SUCESSO


Para ensinar e ser um bom professor é necessário levar a sério algumas leis e princípios fundamentais. Com base nisto, quero compartilhar 7 atitudes comuns aos professores que encontraram em sua profissão sua missão de vida e fazem a diferença neste mundo.

1ª ATITUDE: Ter uma paixão dominante

Os melhores professores estão sempre buscando novos conhecimentos, novos aprendizados e mantendo-se abertos às mudanças para aprimorar sua técnica e estilo. Têm paixão por aquilo que executam. Garra, amor, perseverança e persistência caracterizam a paixão do professor por educar.

2ª ATITUDE: Ser ousado

Os melhores professores superam os seus próprios limites sempre buscando novas formas lúdicas para atingir seu objetivo: que haja aprendizado e transformação. Fazem tudo com muita dedicação e ousadia. Submetem-se aos desafios que a educação apresenta e com coragem e ousadia, arriscam a se reinventar sempre. São audaciosos.

3ª ATITUDE: Ter consciência de que podem falhar

Os professores de sucesso entendem e aceitam que não tem o controle de tudo, por isso ficam naquilo que possuem influência. Sabem que todos os dias circunstâncias imprevisíveis surgirão sendo desafios constantes, e eles devem ficar atentos sabendo que mesmo que se esforcem, poderão falhar em algo e está tudo bem com isso. Eles evitam ser autocríticos, escolhem divertir-se na caminhada.

4ª ATITUDE: Continuar, apesar de...

Os professores olham as dificuldades e decidem continuar. Há algo adiante que os motivam a prosseguir. Eles sabem que será necessário replanejar, mudar a rota, se refazer. A decisão pela qual não abrem mão é que apesar de qualquer dificuldade eles continuarão. Exercitam a fé.

5ª ATITUDE: Decidir trabalhar de forma coletiva

A educação não acontece de forma isolada. O professor é gente, o aluno é gente, a escola é essencialmente gente. Como é bom ter outra pessoa do lado para ajudar, contribuir quando necessário, para lhe dar dicas visando o seu aperfeiçoamento. Eles sabem que acompanhados vão mais longe. Então, investem em relacionamentos, aprendendo a conhecer mais de si, para lidar melhor com o outro.

6ª ATITUDE: Exercitar amar-se, aceitar-se e valorizar-se todos os dias

Diariamente investem tempo em autoconhecimento e não abrem mão do compromisso com seu autodesenvolvimento. São pessoas determinadas a superar suas próprias limitações, potencializando seus recursos internos e abandonando hábitos nocivos que o impedem de crescer, aprender e realizar as mudanças necessárias à vida que deseja alcançar.

7ª ATITUDE: Treinar... treinar... treinar

Eles sabem que não há resultados sem esforços. Decidem ser extraordinários de propósito, abrindo mão de serem medianos por acaso. Aprendem que quanto mais se treina, mais resultados alcançam e decidem conscientemente se afastar de um terreno bem perigoso: o da mediocridade e comodismo.

Edigleide Rabelo

20 visualizações0 comentário
bottom of page