top of page

Evite essas práticas comunicando-se assertivamente com seu filho



  1. Rotular seu filho de pestinha, chato, lerdo ou outro adjetivo agressivo, mesmo que de brincadeira. Isso fará com que ele se torne realmente assim.

  2. Dizer apenas sim. Os nãos e porquês fazem parte da relação de amizade que os pais querem construir com os filhos.

  3. Perguntar à criança se ela quer fazer uma atividade obrigatória ou ir a um evento indispensável. Diga apenas que agora é a hora de fazer.

  4. Mandar a criança parar de chorar. Se for o caso, pergunte o motivo do choro ou apenas peça que mantenha a calma, ensinando assim a lidar com suas emoções.

  5. Dizer que a injeção não vai doer, porque você sabe que vai doer. A menos que seja gotinha, diga que será rápido ou apenas uma picadinha, mas não o engane.

  6. Pronunciar palavrões. Seu filho vai repetir as palavras de baixo calão que ouvir.

  7. Sorrir do erro da criança. Fazer piada com mau comportamento ou erros na troca de letras pode inibir o desenvolvimento saudável.

  8. Falar mentiras. Todos os comportamentos dos pais são aprendidos pelos filhos e servem de espelho.

  9. Dizer que foi apenas um pesadelo e mandar voltar para a cama. As crianças, principalmente, têm dificuldade de separar o mundo real do imaginário. Quando acontecer um sonho ruim, acalme seu filho e leve-o para a cama, fazendo companhia até dormir.

  10. Dizer que vai embora se não for obedecido. Ameaças e chantagens nunca são saudáveis e geram medo e insegurança. Aprenda novas maneiras de tocar o coração do seu filho.

Estude, invista, busque ajuda, busque Deus.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page